quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Influência da Barbie no Consumo Infantil



Foi realizada uma pesquisa qualitativa com crianças de 6 a 10 anos, das classes A e B, residentes em Belo Horizonte, para analisar a influencia da Barbie nessas crianças.

Durante a pesquisa, as crianças eram chamadas individualmente para contar uma história que envolvesse a boneca e depois as crianças deveriam fazer desenhos relacionados as suas historias.
Todas as crianças colocaram a Barbie em cenas de seu cotidiano, fazendo as atividades favoritas dessas meninas, como ir ao shopping, ir a casa de amigas e nadar. Algumas dessas crianças transportaram a realidade para o mundo imaginário envolvendoi a boneca com família, namorados, amigos e filhos; outras refletem o poder da mídia e do consumismo em suas histórias.

 “A casa da Barbie tem piscina e televisão de plasma” - Disse a criança D.
 “A Barbie foi à Paris comprar seu vestido de noiva” - A criança C disse na sua história.

Os desenhos mostraram o universo da criança, a ligação do real com o imaginário, as fantasias e as possibilidades de identificação com a boneca. As crianças mostram interesse pela Barbie, pois ela apresenta uma variedade de acessórios e pela sua beleza. Ao comprar uma Barbie as crianças são influenciadas por essas qualidades e pelo desejo de se parecer com a boneca.

A Barbie vem se adaptando as mudanças sociais e culturais, se adaptando aos gostos e tradições de todos os países e isso faz com que ela seja vista como uma boneca moderna que atraí meninas de todos os cantos do mundo e a torna um sucesso de vendas.

Segundo os pesquisadores, o resultado do trabalho confirmou a influência da Barbie no consumo infantil:

“Ao comprar uma boneca, a criança é influenciada pelos padrões de beleza e variedade de acessórios que a Barbie oferece. A criança se identifica com a Barbie, por ela ser uma boneca adulta e adaptada às mudanças sociais.

As crianças vêem a Barbie como um exemplo da mulher que elas projetam para o seu futuro. Uma mulher moderna, rica, bonita, casada, com filhos, que trabalha e que se diverte. Uma mulher realizada e feliz. Um modelo de vaidade, que a criança já inspira para seu futuro, as idas aos salões de beleza, academias e shopping centers.

Quando brincam com a boneca, criam histórias que envolvem momentos vividos pelos próprios pais e pela mídia. A boneca Barbie tornou-se uma brincadeira que envolve sonhos, fantasias e sexualidade.”

O video a seguir mostra um exemplo de como a imagem e influência da Barbie pode ser utilizada para atrair a atenção de crianças, fazendo com que elas comecem a ler, escovar os dentes e reciclar porque foi a Barbie quem ensinou isso a elas.




0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Term of Use

Bala de Goma Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino