quarta-feira, 11 de maio de 2011

Demografia


DEMOGRAFIA BRASILEIRA

Apesar de a mortalidade infantil estar declinando no país, o Brasil ainda é o terceiro país com maior índice na America Latina. A taxa de fertilidade, que se manteve alta até 1970 (5,8 filhos por mulher), caiu muito e com ela a taxa de crescimento da população baixou de 1,9% ao ano em 1991 para 1,5% no ano de 2008. Porém o padrão demográfico brasileiro ainda está passando por profundas transformações e tem expectativas de crescimento até 2039, quando a população atingirá o chamado “crescimento zero”, a partir de então serão registradas taxas de crescimento negativas.

Uma característica importante da demografia brasileira que foi discutida em aula é a questão do envelhecimento da população do país, isso é um reflexo de dos fatores discutidos anteriormente (redução das taxas de fertilidade e natalidade). Esse envelhecimento gerou uma grande diminuição no número de habitantes de 6 a 9 anos (nosso consumidor referencia). Essas mudanças no perfil demográfico brasileiro podem deixar o publico infantil menos atrativo para as grandes empresas.

O gráfico abaixo publicado pelo IBGE mostra o grande envelhecimento que ocorreu na população entre 1991 e 2010. Nota-se que a maior mudança é o menor índice do publico infantil. 




ATIVIDADE DE DEMOGRAFIA

             Idade:
De 6 a 9 anos.

             Renda:
Crianças de 6 a 9 anos da classe A/B não possuem uma renda própria, sua renda é a mesma dos pais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística) as pessoas pertencentes à classe A/B possuem uma renda mensal superior a R$ 5100,00. 



             Ocupação:
São estudantes. Segundo a nova divisão brasileira do Ensino Fundamental, crianças com 6 anos estariam no Primeiro Ano (antigo Pré Primário ou CA – Classe de Alfabetização) e com 9 anos estariam no Quarto Ano (antiga Terceira Série).

             Educação:
A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada em 2007 pelo IBGE aponta que 98,3% das crianças, entre 7 e 14 anos, do Estado de São Paulo estão matriculadas no Ensino Fundamental. Segundo essa pesquisa o Estado de São Paulo aparece em terceiro lugar no ranking de estados com mais crianças matriculadas na escola; em primeiro e segundo lugar aparece Santa Catarina (99%) e o Distrito Federal (98,4%), respectivamente.

             Distribuição Geográfica:
Segundo o IBGE DE 2000 a população infantil concentra-se, em sua grande maioria nos grandes centros urbanos.



FONTES:
Dados do IBGE e PNAD.

0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Term of Use

Bala de Goma Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino